sexta-feira, 7 de março de 2008

Emprego???!!! Castigo

Penitencio-me todos os dias pela desactualização do blog. No entanto, hoje deu-me 'prá' escrita....
Gostava de comentar a polémica que se gerou à volta dos professores.... Não entendo muito bem esta coisa das avaliações, das carreiras, dos destacamentos, etc, etc, etc.
O que eu sei é que ser professor hoje em dia pode ser não só um castigo como uma profissão de risco.
As crianças hoje em dia, generalizando, são todas muito mal comportadas. Não respeitam o professor, não querem aprender nem deixam aprender quem quer. E quando o professor se lembra de se esforçar e tentar cumprir afincadamente a sua função, lá vêm os paizinhos de taco na mão para lhe dar um enxerto de porrada.
Não se pode dar um puxão de orelhas aos meninos porque ficam traumatizados, não se pode BERRAR às criancinhas porque ficam psicologicamente afectadas, não se pode dar muitos trabalhos de casa porque têm que ter tempo pra navegar na internet e jogar playstation, não se pode mandá-los pra fora da sala porque depois lá vêm os progenitores reclamar.... ora bolas!!!!!!! Ser professor não é uma profissão, é um castigo!!!
Eu até lhes dizia o que afecta psicologicamente uma criança.... mas não vale a pena, não iriam entender.

No meu tempo de escola primária batia-se, ou seja, davam-se reguadas, puxões de orelhas, castigos (canto da sala), bilhete para o encarregado de educação e não me lembro de nós termos ficado traumatizados por isso. O que me lembro era do respeito e mesmo medo que tínhamos dos professores, o que fazia com que nos portássemos decentemente e não como delinquentes infantis.
No entanto, contínuo a achar que a culpa mora em casa. Os pais não educam os filhos, relegam essa tarefa para o professor, para a televisão, para a net, para os jogos, para os amigos, etc. A educação começa em casa caros amigos, com disciplina, com comunicação e com amor.
Não tenho filhos, falo daquilo que vejo e daquilo que me contam professores amigos.
Mas, quando chegar a minha hora, vou pelo menos tentar que o meu filho/a seja uma pessoa civilizada e com respeito pelo próximo.

6 comentários:

Carluxa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carluxa disse...

pois... que vou escrever?! Que tens razão?!
Nunca esteve em causa a avaliação mas o modo como vai ser feita e os tempos para a ver aplicada.
Outro dia, uma amiga disse-me "Ah! Trabalhem, passaram tanto tempo sem fazer nada. Agora trabalhem, também sou eu que pago os vosso ordenados". Mas o que se pretende? Que se faça mais noitadas das que se faz para corrigir testes e preparar aulas? Para nos enganarmos? Para andarmos cansados e não ter paciência para os miudos?
Realmente acho que muita gente continua a ver a escola como era no seu tempo e agora vos garanto, é bem diferente. Claro que existem bons e maus profissionais, como em todo o lado, também existem boas e más pessoas :( mas posso dizer que chega uma mão (e sobra)para eu contar os maus profissionais que encontrei. Os professores fazem acções, à noite, para a comunidade mas...nas acções que se organizam só vêm 2 ou 3 pais e os outros normalmente pensam, "se calhar acham que tenho a vida deles" mas não é a nossa vida que está em causa mas a dos filhos.
pois é ...sou professora...para já ;)

Unknown disse...

Tens razão Su....
Nos nossos tempos era tudo bem diferente. Os nossos progenitores preocupavam-se, juntamente com o professor, com a nossa educação. Hoje em dia, os pais andam demasiado "agitados" com as suas actividades diárias que acabam por não terem tempo para os seus filhos. Confiam toda a educação do seu educando no professor, sem se preocupar em acompanhar essa mesma educação. É difícil para um professor, hoje em dia, saber como lidar com as crianças. Estas são, sem dúvida alguma, o reflexo do que vêm em casa. É de salientar que em muitas alturas aquilo que denominamos por falta de educação é simplesmente uma forma de nos chamar a atenção. Os pais da actualidade não conhecem os seus filhos, os seus medos, os seus avanços e recuos...
Um professor é um facilitador de aprendizagens, mas para ajudar as crianças a aprender necessita de conhecer as suas crianças. Será fácil para um professor conhecer os seus 20/25 alunos de forma a ajudar o seu processo de aprendizagem e para cumprir as horas destinadas para cada disciplina?

Su disse...

Acho que é necessário consciencializar seriamente os pais dessa situação. Como? Não sei....
Vamos pensar....

Anônimo disse...

Vai ser um bocado difícil os teus filhos serem disciplinados... :-)

Anônimo disse...

Vai ser difícil os teus filhos serem disciplinados...:-)

O blog onde não se anda em bicos de pés...

Arquivo do blog